Nem parecia uma noite de terça-feira (19) quando milhares de pessoas compareceram ao distrito de Algodões para participarem da tradicional festa do padroeiro.
A comunidade que tem estrutura de cidade, para fazer jus, a prefeitura montou uma das melhores estruturas em som, iluminação e palco. Bem localizada, a festa recebeu moradores de Euclides da Cunha, Quijingue (sede) e Tucano que compareceram em massa.

Festas de janeiro - As festividades foram iniciadas no dia 15 com a festa dos diplomas no CESC, seguindo no dia 16 com a festa de camisas, "janeiro em água" e no dia 17, aconteceu o encontro de veículos com som automotivos, onde houve disputa, sendo observado volume e qualidade. Este encontro terminou com apresentação dos grupos musicais, Jô e Magno e Magia Musical.

Na terça-feira (19), mais de doze mil pessoas compareceram ao encerramento do novenário e da festa profana. As atividades começaram ás 23h com apresentação do grupo a Tribo, seguindo do Forrozão Skema e terminado, no amanhecer de quarta-feira (20), com a banda Desejo de Menina.

Tranqüilidade - Apenas 25 soldados da PM deram segurança à festa, considerada uma das mais tranquilas dos últimos anos.
O grande momento da festa religiosa de Algodões aconteceu nesta quarta-feira (20),com a celebração solene da missa, às 16h, seguida da procissão pelas ruas da comunidade, com a imagem do santo.
São Sebastião é o protetor contra as pestes, e, portanto, se justifica a presença quase que obrigatória do mártir nas igrejas coloniais, capelas ou pequenos nichos devocionais. É um dos santos mais queridos e festejados em centenas de cidades brasileiras, cujo dia é festejado em 20 de janeiro. Na Bahia, por exemplo, são dezenas de cidades que têm o santo como padroeiro e um destaque especial para o distrito de Algodões.
A comunidade nasceu por volta de 1802 com a chegada dos tropeiros que sempre passavam por essa região e Sebastião José de Abreu, um deles resolveu permanecer e levou toda sua família. Na bagagem, ele levou uma imagem de São Sebastião.
Sebastião tinha como principal atividade a de transportar alimentos das cidades maiores para os menores com objetivo de comercializar. Ainda sem nome específico, o novo morador resolveu determinar de Algodões, em virtude da existência da plantação de algodão na região.
Com o passar dos anos, começaram a chegar novos moradores, e rapidamente cresceu, tornando-se povoado e com o crescimento, nasceu a festa de São Sebastião, tornando assim uma tradição, todos os anos no dia 20 de janeiro é celebrada a festa do padroeiro. Hoje, esta tradição é mantida com incentivo da comunidade religiosa e da Prefeitura Municipal.
Algodões, segundo informações do IBGE em 2008, aproximadamente 5.000 habitantes e cerca de 3.000 eleitores.
Com informações do Calila Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Sua opinião é muito importante para mim!